Escola Estadual Celso Müller do Amaral

Escola Estadual Celso Müller do Amaral

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Experimento sobre Termometria/Calorimetria - Profª Fabiana e alunos do 9ºA, B e C

Aula Prática: 9º ano A, B, C. Conteúdo: Termometria/Calorimetria Balão que não estoura O experimento busca comparar as capacidades caloríficas do ar e da água. Neste Experimento pode-se observar a presença de dois sistemas: o primeiro balão- ar, e o segundo balão água. E uma fonte de energia externa, a vela que fornece calor aos dois sistemas. No primeiro sistema, o balão estoura. Ao receber calor, o ar se aquece rapidamente e se expande devido ao seu baixo calor específico - característica das substâncias, que nos fornece a informação de quanto calor é necessário para que se varie a sua temperatura, ou seja, precisa de pouca energia para variar a sua temperatura. Como o balão se encontra fechado à pressão em seu interior aumenta cada vez mais, estourando quase que instantaneamente. Já com a presença da água em seu interior, o sistema se torna mais resistente. A água tem um calor específico alto e absorve muito calor, de modo que o látex não se esquente tanto. Por se encontrar no estado líquido a água sofre pouca dilatação fazendo com que a variação de pressão dentro do balão seja mínima. Com uma superfície pouco dilatada e uma pressão controlada o balão sobre o fogo se queima, mas resiste sem se romper!

Nenhum comentário:

Postar um comentário