Escola Estadual Celso Müller do Amaral
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Experimento sobre Termometria/Calorimetria - Profª Fabiana e alunos do 9ºA, B e C
Aula Prática: 9º ano A, B, C.
Conteúdo: Termometria/Calorimetria
Balão que não estoura
O experimento busca comparar as capacidades caloríficas do ar e da água.
Neste Experimento pode-se observar a presença de dois sistemas: o primeiro balão- ar, e o segundo balão água. E uma fonte de energia externa, a vela que fornece calor aos dois sistemas.
No primeiro sistema, o balão estoura. Ao receber calor, o ar se aquece rapidamente e se expande devido ao seu baixo calor específico - característica das substâncias, que nos fornece a informação de quanto calor é necessário para que se varie a sua temperatura, ou seja, precisa de pouca energia para variar a sua temperatura. Como o balão se encontra fechado à pressão em seu interior aumenta cada vez mais, estourando quase que instantaneamente. Já com a presença da água em seu interior, o sistema se torna mais resistente. A água tem um calor específico alto e absorve muito calor, de modo que o látex não se esquente tanto. Por se encontrar no estado líquido a água sofre pouca dilatação fazendo com que a variação de pressão dentro do balão seja mínima. Com uma superfície pouco dilatada e uma pressão controlada o balão sobre o fogo se queima, mas resiste sem se romper!
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